Informam-se os Encarregados de Educação dos alunos contemplados este ano com o cheque-dentista de que o devem levantar nas portarias das escolas Carmo ou Frei Bartolomeu dos Mártires até ao final do não letivo. A não utilização do cheque dentro do prazo de validade implica não poder usar o cheque seguinte
Durante o mês de fevereiro e março, estão a ser desenvolvidas atividades com as turmas do 9.ºano relacionadas com Suporte Básico de Vida, num trabalho de articulação entre a disciplina de Ciências Naturais e o Projeto de Educação para a Saúde (PES). As sessões são dinamizadas pelos enfermeiros Ricardo Peixoto e Humberto Domingues da Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade de Viana do Castelo (UCCVC) Esta aula teve como principal objetivo explicar a importância da cadeia de sobrevivência no aumento da taxa de sobrevivência em indivíduos com paragem cardiorrespiratória. Num primeiro momento, tiveram uma abordagem teórica, seguida de uma prática simulada de aplicação dos conhecimentos adquiridos. Esta sessão deu-lhes oportunidade de adquirir competências da correta atuação perante uma vítima de paragem cardiorrespiratória, sabendo qual a informação adequada a ser transmitida ao ligar para o 112 (número europeu de emergência) e iniciar as manobras de SBV até chegar a ajuda profissional ao local. A sessão despertou bastante interesse por parte dos alunos, justificado com a constante interação com os alunos e a excelente dinâmica incutida pelo enfermeiro Ricardo Peixoto a quem a equipa PES agradece.
No final do mês de janeiro, decorreram algumas sessões sobre a temática da “Saúde Mental na adolescência”, direcionadas aos alunos do 8º. Estas foram dinamizadas pelo enfermeiro Ricardo Peixoto especialista Saúde Mental e Psiquiatria. Nestas sessões esteve presente também o enfermeiro Humberto Domingues, Enfermeiro Especialista Saúde Comunitária, da Unidade de Cuidados na Comunidade de Viana do Castelo (UCCVC), no âmbito da saúde escolar. O objetivo subjacente a estas sessões de sensibilização – informar e contribuir para o desenvolvimento de competências que promovam a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade. (área de competências do Perfil do Aluno – Bem-estar, saúde e ambiente). Estas competências, associadas aos conhecimentos escolares, ajudarão os jovens a orientar-se mais eficazmente na escola, nas suas relações, nas suas comunidades, e noutras áreas ao longo das suas vidas. Assim, promover a saúde mental dos nossos alunos é também uma das prioridades do Agrupamento cujo tema se enquadra na Promoção da Saúde Escolar. Os alunos mostraram interesse e curiosidade sobre o tema e participaram com entusiasmo nas atividades propostas.
No passado mês de janeiro, decorreram, na escola Frei Bartolomeu dos Mártires, sessões de informação e sensibilização de alunos sobre a temática “Soft skills: inteligência emocional ( Q.I.vs Q.E.)” para os alunos do 8º ano, dinamizadas pela equipa de serviços CLDS-4G do GAF. A temática foi do interesse dos alunos e um momento de aprendizagem. Estas ações foram realizadas no âmbito do Projeto de Promoção e Educação do Agrupamento como forma de alertar para a saúde mental e bem-estar psicológico.
Decorreu no dia 21 de fevereiro, na Escola Secundária de Santa Maria Maior, a sessão de auscultação para a Agenda Nacional da Juventude, com a participação do 12º H e 12º I. Esta sessão teve como objetivos envolver os jovens na construção de políticas públicas, assegurar que as vozes dos jovens sejam ouvidas, considerar as opiniões dos jovens na formulação de políticas e os jovens terem oportunidade de contribuir com propostas concretas. Foi desenvolvida através de Brainstorming para gerar ideias, da organização de grupos de ideias, da discussão e priorização das ideias, da cocriação de propostas e de uma apresentação dessas propostas, tendo contado com duas facilitadoras do Conselho Nacional da Juventude. Foram debatidos temas tais como a saúde e Bem-Estar; Educação e Qualificação; Participação Cívica e Cidadania; Digitalização e Tecnologias; Habitação; Natalidade e Intergeracionalidade; Sustentabilidade, Ambiente e Coesão Territorial; Emprego, Empreendedorismo e Inovação; Cultura e Criatividade e Inclusão e Igualdade. Foi uma sessão que fez pensar os nossos jovens nos problemas da sociedade e que os afetam de uma forma direta fazendo-os refletir, pensar e tomar decisões. Desta forma puderam participar de uma forma ativa na vida em sociedade e, de se pronunciarem sobre ações que envolvem o seu futuro, sempre com uma postura construtiva e desafiante.
O documentário “Media Escolares - Vozes em Ação” é um dos produtos do projeto de investigação "bYou - Estudo das vivências e expressões de crianças e jovens sobre os media", em curso no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Nove jornais, duas rádios e uma televisão de 12 agrupamentos de escolas, de norte a sul do país e ilhas, são os protagonistas deste documentário, que ouviu, entre maio de 2023 e junho de 2024, dezenas de alunos e professores envolvidos na dinamização de meios de comunicação escolares. A nossa TV na Maior é o único canal de televisão escolar representado neste documentário, com a intervenção dos professores Cláudia Santos e João Franco e dos alunos Mariana Meixedo e Rayner Villa. A equipa da TV na Maior espera, com a divulgação deste vídeo, motivar a comunidade escolar para este e outros projetos na área dos media.
Pág. 1 de 125
Contactos
Endereço: Rua Manuel Fiúza Júnior - 4904-872 Viana do Castelo