Poppy Day was celebrated at Frei Bartolomeu dos Mártires School during the month of November as a tribute to all the soldiers who died in World War I, and also in so many other devastating and incomprehensible wars that have happened worldwide. Unfortunately, this is a present reality, due to the wars that are taking place in our present world.
"Na Semana da Ciência e Tecnologia, todos os alunos do 2º Ciclo "Descobrem o EMeC", Espaço Memória e Conhecimento, existente na Escola Secundária. Exploram o espaço através de um conjunto de desafios que têm que resolver, consideram o espaço como Interessante e local de aprendizagem.
A atividade dedicada ao Dia Mundial da Filosofia sob a coordenação da docente do Grupo Disciplinar, Eduarda Oliveira, decorreu a 16 de novembro, das 10h até às 12h no Auditório da Escola Secundária de Stª Maria Maior. A temática abordada foi a Universalidade dos Direitos Humanos e a Intemporalidade da Filosofia. O Doutor Nuno Fadigas foi o orador convidado e contou com a participação das turmas de 10º ano(D) , 11º ano (A e J ) de Filosofia e 12º anos da Disciplina de Psicologia B as turmas ( E e M) e dos respetivos professores acompanhantes do Grupo disciplinar de Filosofia e Psicologia. De salientar que o Doutor Nuno Fadigas, para além de docente do Ensino Secundário, possui um vasto conhecimento na área do cinema, é autor de vários Manuais Escolares de Filosofia e Psicologia, investigador na área da Filosofia para Crianças, palestrante de diversas temáticas no âmbito da Filosofia e Formador de Professores de Filosofia. Foi simpaticamente no início da sessão agraciado com um livro oferecido pela Diretora da Escola.
Na tarde do dia 2 de novembro, a aula iniciou-se, como muitas outras vezes, com a atividade SENTIR-ME E EQUILIBRAR-ME que procura o relaxamento através de exercícios respiratórios e de meditação orientada (PES - Promoção e Educação para a Saúde).
Dentro do Projeto 'Educação pelas ArTeS – A Paz está nas Obras de todos', a turma do 3ºA recebeu os representantes da Fundação MOA Portugal. A curiosidade dos alunos era muito grande e o diálogo de esclarecimento acerca de aspetos da cultura japonesa foi inevitável. Seguiu-se a exploração da Flor enquanto ser vivo e elemento belo da Natureza.