
O Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior celebrou, a 20 de novembro último, o Dia Universal dos Direitos da Criança, juntando-se à iniciativa “Go Blue”, promovida pela UNICEF.
A data destaca a aprovação pela ONU, em 1989, da Convenção sobre os Direitos da Criança, declaração universal que reconhece os direitos fundamentais de todas as crianças, tais como a saúde, a educação, a proteção, o afeto, o desenvolvimento e a participação ativa na sociedade.
Inspirados pelo trabalho desenvolvido em contexto de sala de aula, os alunos do 9.º ano convidaram toda a comunidade escolar a vestir de azul neste dia, como forma simbólica de apoio à defesa e promoção dos direitos das crianças em todo o mundo.
Para além disso, os alunos escreveram mensagens solidárias e motivacionais, em língua inglesa, dirigidas a crianças de todas as realidades, especialmente àquelas que, mais frequentemente, se veem espoliadas nos seus direitos basilares. Estas mensagens foram expostas na escola, em “árvores de desejos”, na expectativa de que estas meras aspirações possam, um dia, tornar-se uma realidade efetiva.

A participação na atividade foi visível, impactante e muito satisfatória, envolvendo alunos, professores e funcionários, num gesto simples e coletivo, mas extremamente sintomático da importância da sensibilização para os direitos de todas as crianças: we care for children!
A iniciativa decorreu com entusiasmo e contou até com a escola “engalanada” de azul, num contributo singelo, mas muito significativo, para recordar que todas as crianças merecem proteção, dignidade e oportunidades!

