Quem somos

A TV na Maior é o canal de televisão escolar do Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior. Produzimos noticiários, reportagens, entrevistas, documentários, revistas de imprensa e programas de crítica literária.

Fundada em 2016, a TV na Maior foi um dos projetos selecionados na candidatura Ideias com Mérito da Rede de Bibliotecas Escolares. É fruto de uma parceria entre a Biblioteca Escolar e o Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais da Escola Secundária de Santa Maria Maior.

Os conteúdos dos nossos programas estão relacionados com a vidas das escolas do nosso agrupamento e também da nossa comunidade local.

Para além das nossas equipas de jornalistas e de técnicos, a TV na Maior conta com a colaboração de inúmeros professores e alunos que, no âmbito de diferentes disciplinas, atividades ou projetos, aceitam o nosso desafio para participarem na produção de conteúdos informativos.

Pretendemos criar na escola uma cultura de educação para os média que proporcione aos alunos oportunidades de desenvolvimento de competências que os tornem responsáveis e críticos enquanto consumidores e produtores de conteúdos mediáticos.

gestor

O projeto TV na Maior pretende desenvolver as literacias previstas no referencial Aprender com a biblioteca escolar, através da criação de um canal de televisão escolar, com uma programação regular, em que serão transmitidas entrevistas, reportagens e spots promocionais de livros existentes na biblioteca escolar. Dirigido a alunos do ensino secundário, regular e profissional, o projeto prevê ações desenvolvidas em situações educativas diversas (curricular, extracurricular, formação em contexto de trabalho e projeto de aptidão profissional), numa dinâmica de trabalho colaborativo entre a biblioteca e os alunos e docentes envolvidos.