Rua Manuel Fiúza Júnior - 4901-872, Viana do Castelo 258 800 020 diretor@esmaior.pt
banner1
banner2
banner3
banner4
banner5
banner6

2º Ciclo da FREI inaugura a Semana Maior 2024

58 frei montanha
58 santa luzia
Esta segunda-feira marcou o início da Semana Maior com um agradável dia primaveril a proporcionar uma enérgica Marcha de Montanha com todas as turmas de 5º ano da FREI. À descoberta por caminhos nunca antes palmilhados.
A aventura permitiu aos alunos conhecer o sistema antigo de abastecimento de água da cidade de Viana pelos Arcos do Fincão, antes de se embrenharem na área florestal de Santa Luzia, guiados pela sinalética pedestre universal.

Lá no alto, visitaram a Citânia, uma aula in loco de História e Geografia de Portugal, por entre castros e memórias dos povos que aí viveram.
No Santuário do Sagrado Coração de Jesus, desvendaram a história da sua construção. No âmbito do DAC A minha cidade, as turmas A, B e G apreciaram a famosa e bela tapeçaria de Almada Negreiros - Pousada de Santa Luzia, com exposição oral sobre o artista e a Lenda do Rio Lethes, na qual foram realçados os pormenores técnicos da obra.
Os valentes que subiram ao Zimbório foram recompensados com a magnífica vista panorâmica sobre a cidade e cercanias.
Em apoteose e sob o tema da Semana Maior “(Re)inventar a Liberdade”, os alunos cantaram, nas escadas do templo, a música “Somos livres”, de Ermelinda Duarte. Uma fotografia de grupo a preto e branco retrata este momento para a posteridade!
Após algum descanso e muita brincadeira na zona de lazer, o grupo rumou à FREI pelo Escadório de Santa Luzia, terminando um dia repleto de aprendizagens multidisciplinares muito ricas e…Maiores.

Contactos

Endereço:
Rua Manuel Fiúza Júnior -  4904-872  Viana do Castelo

Telefone:
258 800 020

Email:
diretora@esmaior.pt