Rua Manuel Fiúza Júnior - 4901-872, Viana do Castelo 258 800 020 diretor@esmaior.pt

Escola Superior de Tecnologia e Gestão e TGPSI

No 5 de fevereiro, os alunos de décimo e décimo primeiro ano do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos foram à Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo participar numa atividade de demonstração de fusão de fibra ótica e visita a laboratório de sensores de fibra ótica.

56 logotipo ESTG 1

49 estg inf 1

Obrigada ESTG por esta oportunidade!

 

A fibra ótica é um material que não sofre interferências eletromagnéticas. Estas fibras permitem a transmissão de dados a distâncias muito superiores e com maior largura de banda que os cabos de metal convencionais.

Nesta atividade os alunos conseguiram ver e realizar o processo de fusão de fibra ótica, processo que exige máquinas de custo elevado e exigência técnica. Fizeram também uma visita ao laboratório de sensores de fibra ótica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

A fibra ótica veio revolucionar as Redes de Comunicação. Estas fibras são usadas em sistemas de comunicação de dados, redes telefónicas e podem ainda ser utilizadas para diversas aplicações, como iluminação, sensores, lasers ou em instrumentos médicos para examinar as cavidades interiores do corpo humano.

Os cabos de fibra ótica atravessam oceanos ligando os continentes através dos cabos submarinos.

Uma experiência a repetir!

Contactos

Endereço:
Rua Manuel Fiúza Júnior -  4904-872  Viana do Castelo

Telefone:
258 800 020

Email:
diretora@esmaior.pt