Grupo de Matemática

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Disciplinas Leccionadas:


Matemática A

     10º Ano: | Programa | Planificação anual | Critérios de avaliação.

     11º Ano: | Programa | Planificação anual | Critérios de avaliação.

     12º Ano: | Programa | Planificação anual | Critérios de avaliação.


Matemática B - Artes Visuais

     10º/11º Ano (1º Ano): | Programa | Planificação anual| Critérios de avaliação. 

     11º/12º Ano (2º Ano): | Programa | Planificação anual | Critérios de avaliação.


Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS)

     10º/11º Ano (1º Ano):  | Programa | Planificação anual | Critérios de avaliação.

     11º/12º Ano (2º Ano): | Programa | Planificação anual | Critérios de avaliação.


 


 Manuais Adoptados.

 

 

 


Projectos:


 

 

 

Congresso Matemático 2011/2012

 

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1ª Sessão: 20 de Outubro, pelas 15 Horas.

     Tema: Quadriláteros

              No Auditório A da Escola Secundária de Santa Maria Maior 

 

  Fotos da 1ª Sessão

 

 

2ª Sessão    Realizou-se na  5ª feira 19 de janeiro às 15 horas, no Auditório A da Escola Secundária de Santa Maria Maior .

 

                Tema: "CAPICUAS"      

 

  Fotos da 2ª Sessão

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Olimpíadas da Matemática 2011/2012

 

 

XXX OPM (2011/12)

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Calendário

1ª eliminatória - 09 de Novembro de 2010.
2ª eliminatória - 11 de Janeiro de 2011.
Final Nacional - 

 

 


Canguru Matemático 2011/2012

 

 

Página Oficial:  

   - Canguru Matemático

   - Testes online, experimenta

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 Ano Lectivo 2010/2011

Olimpiadas da Matemática

 

XXVIII OPM (2009/10)

olimpiadas

Calendário

1ª eliminatória -10 de Novembro de 2010.
2ª eliminatória - 19 de Janeiro de 2011.
Final Nacional - 7 a 10 de Abril na Escola Secundária de Carlos Amarante - Braga 

2ª eliminatória - 19 de Janeiro de 2011.

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Canguru Matemático

 Canguru Matemático

  -Testes online, experimenta.

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Congresso Matemático.

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1ª Sessão: 21 de Outubro.

     Tema:

                   Números às avessas e Quadriláteros

              Na sala 1.11 da Escola Secundária de Santa Maria Maior 

 

Resolução do problema

 

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2ª Sessão: 25 de Novembro.

     Tema:

                 Raciocínio Lógico.

 

Pesagens

 

Tenho doze bolinhas esféricas aparentemente iguais, mas  sei  que  uma delas tem peso diferente das outras. Utilizando uma balança  comum  de dois pratos (aquela que apenas compara dois  pesos  diferentes),  como posso descobrir qual  é  a  bolinha  diferente,  com  no  máximo  três pesagens?

 

 

Cartas

 

 

Há três cartas viradas sobre uma mesa. Sabe-se que em cada  uma  delas está escrito um número inteiro positivo. São dadas a Carlos, Samuel e Tomás as seguintes informações:

  1) todos os números escritos nas cartas são diferentes

  2) a soma dá 13

  3) os números estão em ordem crescente da esquerda para a direita

Primeiro, Carlos olha o número da carta da esquerda e diz: "Não tenho informações suficientes para determinar os outros dois números". Em seguida, Tomás olha o número na carta da direita e diz:  "Não  tenho informações suficientes para determinar os dois outros  números".  Por fim, Samuel vê a carta do meio e diz: "Não tenho informações suficientes para determinar os dois outros números".

Qual é o numero da carta do meio?

 

(Apresentação por alunos com aulas na ESE)

Resolução

 

 

     No Auditório da ESE

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3ª Sessão: 3 de Fevereiro.

     Tema:

                Geometria do triângulo.

 

A ilha Triângular

O João tenciona mandar construir uma casa numa ilha com a forma de um triângulo equilátero.

Cada lado do triângulo é uma praia espectacular. Numa delas a ondulação é a ideal para a prática de surf, outra é uma praia de águas calmas, formidável para nadar, e a terceira costuma ser frequentada por umas miúdas muitos giras.

Ora o João, que é um surfista de primeira água, um exímio nadador e um amante de boas vistas, pretende que a sua casa fique num sítio tal que a soma das distâncias às praias seja a menor possível.

Onde deve o João mandar construir a casa?

 

Resolução

 

 

Áreas de triângulos

 

Desenha um triângulo.

 Prolonga para o dobro, no mesmo sentido, o comprimento dos lados.

Com os extremos dos novos segmentos desenha um novo triângulo.

Qual a razão entre as áreas do triângulo maior e a do triângulo inicial?

 

 

 

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4ª Sessão: 7 de Abril.

 

 

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Actualizado em Quarta, 14 Novembro 2012 16:33