Destaques

alt

Conferências Memória e Conhecimento

  • PDF
  • Versão para impressão

O EMeC organiza o Ciclo  de Conferências temáticas Memória e Conhecimento para mais uma vez inscrever na linha do Tempo os domínios do Conhecimento e da Memória - por ser essa a nossa matriz educativa. Ao longo do ano letivo,  e no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Frei Bartolomeu dos Mártires, serão realizadas 7 conferências cuja relevância dos temas exige a abertura à participação de todos quantos neste município se dedicam à causa da educação e da cultura.   

Neste primeiro período letivo teremos duas conferências:

alt

 

Limitações de lotação do auditório obrigam-nos a proceder a inscrições prévias que permitirão, por outro lado, a emissão de um certificado de presença nominal.  Para a manifestação de interesse basta enviar para o endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar (i) o nome completo do interessado e (ii) o título da conferência/nome do conferencista ou simplesmente a(s) letra(s) respetiva(s). A aceitação da inscrição será por ordem de chegada do correio.

Actualizado em Segunda, 29 Setembro 2014 23:01

 

Meio milénio

  • PDF
  • Versão para impressão

As comemorações dos 500 anos do nascimento de Frei Bartolomeu dos Mártires foram hoje assinaladas pela apresentação pública das actividades que vão ser levadas a cabo no âmbito do agrupamento. Uma pequena cerimónia, presenciada por alunos a frequentar desde o 4º ano até ao 12º ano, encheu literalmente o auditório Maior. O director do agrupamento, Benjamim Moreira, fez uma breve alocução ao programa que se vai estender durante o presente ano lectivo e em todas as escolas. A presença da presidente da Assembleia Municipal, Flora Silva, da vereadora da Educação do município, Maria José Guerreiro, e do bispo da diocese, D. Anacleto Oliveira, foi brindada com calorosa salva de palmas.

         

No exterior, ainda mais estudantes aguardaram a actuação do coro - composto por alunas da Frei - cujas vozes não se fizeram rogadas e repetiram o que haviam executado minutos antes no auditório. O assinalar do citado meio milénio começou da melhor maneira! O programa pode ser consultado aqui.

    

 

Actualizado em Quarta, 24 Setembro 2014 17:08

 

O detalhe da atenção

  • PDF
  • Versão para impressão

O divinal pode estar nos detalhes. E não é necessário que esteja ocultado até porque, talvez, a melhor maneira de escondermos algo é colocá-lo à mostra de todos. ‘Nã, nã’, proferiu um ancião enquanto calcorreava o seu tempo livre pela berma do passeio em frente à escola. Parecia saber do que falava e continuou algo poupado em palavras. ‘Não podemos deitar fora a atenção’, prosseguiu na sua passada de cadência certa à medida que se afastava. Se calhar, o que pretendia era mesmo que ouvíssemos a atenção, algo que descuidamos amiúde. É bem verdade haver muitas situações que nos passam à ilharga e desafia-se qualquer um a rebater esta afirmação. Olhamos em direcção aos nossos sapatos – um cordão estaria desapertado? – e o olhar fixou-se numa série de pontos e formas coloridos que contrastava com o cimento-cinzento. A tal atenção fixou-se e algo de divinal despontou. Há detalhes do caneco!

 

Agradecimento aos alunos colocados no ensino superior

  • PDF
  • Versão para impressão

Cerca de 93% dos estudantes da Escola Secundária de Santa Maria Maior obtiveram colocação no recente concurso nacional de acesso ao ensino superior (1ª fase). Com efeito, 175 dos 189 alunos viram os seus empenho e esforço recompensados e estão de partida para mais uma etapa da sua vida académica. Será de salientar que, nas colocações ora divulgadas e entre os estabelecimentos de ensino superior de norte a sul do país, despontam cursos de referência que há muito estavam na mira dos estudantes. A título de curiosidade, adiante-se que a Universidade do Porto foi a mais escolhida (44 colocações).

Um lugar no universo das Engenharias foi obtido por 34 (trinta e quatro) estudantes enquanto outros 16 (dezasseis) vão passar a frequentar cursos de Economia e/ou Gestão. Em Medicina ou Ciências Biomédicas, são agora 10 (dez) os agora ex-estudantes da Maior, um número que é o dobro dos que ingressaram em Arquitectura, Enfermagem ou Artes Plásticas (cinco, em cada). Uma nota, ainda, para os quatro alunos que lograram ingressar em Direito e para os trios de ex-Maiores que passarão a estudar Design ou Farmácia/Ciências Farmacêuticas.

        

Estes resultados fazem com que a Escola Secundária de Santa Maria Maior se sinta recompensada pela sua participação na formação científica e humana de todos os seus ex-alunos.

 

Horários Turmas 2014-2015

  • PDF
  • Versão para impressão

Consulte aqui o horário da turma http://www.esmaior.pt/HorAGESMM/Tur1.htm

 

Pág. 1 de 93

Eventos

Outubro 2014
Se T Q Q Se S D
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Em linha

de Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter